rock band – parte 1: o vocalista

Começa aqui uma série de posts que buscam explorar cada aspecto que existe para ser explorado dentro da série Rock Band. Em cada parte, um diferente instrumento.

Parte 1 - O Vocalista

Parte 1 - O Vocalista

Muitos dizem que o vocalista é sempre o membro mais famoso de qualquer banda. O fato é que os vocais são “instrumentos musicais” que todos tem acesso, basta saber falar (ou ir no embromation) para ser um cantor. A avalanche de cantores inusitados hoje na mídia (a moda – além de plantar uma árvore e escrever um livro é gravar um CD) revela que cantar pode ser fácil, mas cantar bem são coisas muito diferentes.

Os vocalistas devem fazer tons de acordo com as linhas verdes acima.

Os vocalistas devem fazer tons de acordo com as linhas verdes acima.

No universo do Rock Band, ao contrário do mundo real, o “embromation” pode funcionar perfeitamente. O jogo avalia o tom em que você está cantando – e não se você está dizendo todas aquelas palavras na parte de rap do Bestie Boys – um “na na na na na” ou “la la la la” qualquer – quando bem aplicado e administrado – pode garantir os 100% até nas dificuldades mais avançadas.

Sim, qualquer um pode cantar...

Sim, qualquer um pode cantar...

Porém, para aqueles que querem cantar de verdade, o jogo oferece, abaixo de cada indicação de “tom”, a letra correspondente da música escolhida. Quando mais acima estiverem as linhas, mais agudo deverá ser o som.  Quando mais baixas, mais grave o vocalista deverá soar. Simples, certo? Nem tanto.  Algumas palavras apresentam mudanças de tom dentro delas mesmas, o que requer – para obter os melhores resultados, um conhecimento prévio de como o vocalista original canta. Aí está a grande dificuldade dos vocais. Ao contrário dos outros instrumentos do jogo, que permitem jogar sem problemas em músicas desconhecidas, o vocalista precisa ter esse conhecimento prévio para obter sucesso. E, como todas as músicas estão em inglês, isso intimida muitos jogadores brasileiros que – com medo de pagar um mico em seu “ingrêis” – ficam longe dos microfones.

Os vocais são ao mesmo tempo - fáceis de aprender e difíceis de dominar.

Os vocais são ao mesmo tempo - fáceis de aprender e difíceis de dominar.

Mas o que fazer durante aqueles grandes solos de guitarra? O pessoal da Harmonix pensou nisso e introduziu um sistema de batidas que variam de acordo com a música (chocalho, sino, e o que mais fizer barulho) para aquelas longas partes sem vocais. Basta dar um leve toque na parte reta do microfone quando os círculos estiverem um dentro do outro. Cada acerto vai somando para a porcentagem do “solo” de percursão, dando um bônus proporcional à performance do vocalista. (OBS: vale destacar que a percursão durante os solos é um bônus. Sendo assim, mesmo com 0% de acertos isso não ira tirar pontos nem quebrar o streak de combos – perfeito para as pessoas multi-tarefas, que conseguem tocar e cantar ao mesmo tempo)

Os vocalistas (como qualquer outro membro) também podem ter seu próprio estilo dentro do jogo

Os vocalistas (como qualquer outro membro) também podem ter seu próprio estilo dentro do jogo

O modo Overdrive – em que o dobro dos pontos são coletados, por frase cantada – é acionado por falar qualquer som, geralmente algo para animar a platéia, como “Woo!”, em partes especiais da música. O som produzido então fica com eco, dando maior destaque para o vocalista e ajudando a subir o medidor da performance da banda/membros, sendo assim o seu uso não somente para conseguir uma pontuação maior, como para salvar-se de constrangimentos nas partes mais complicadas de uma determinada canção. Os membros da banda que falharem também podem ser “ressuscitados” pelo acionamento do Overdrive por qualquer outro colega da banda.

Ser o vocalista no Rock Band é uma responsabilidade e tanto, mas com o conhecimento musical necessário, qualquer um pode dar um show, seja na vida real, ou seja na vida virtual.

Em breve, a segunda parte do guia do Rock Band, dessa vez com “o guitarrista”.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , ,

2 pensamentos sobre “rock band – parte 1: o vocalista

  1. Cams disse:

    Bem legal 😀 sempre tive vontade de jogar (só me falta um Xbox HAHAHA).

    Quanto ao LastFM, ele tinha acabado de mudar quando eu entrei, segundo meu amigo. Mas é a vida -.- no Brasil tudo tem que ser pago 😄

  2. Tk disse:

    Ainda prefiro ficar na bateira 😉 Mas, estou aprendendo a cantar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: